Especialista alerta que a moda não é para todo mundo. Não são todas as madeixas que aceitam o clareamento e a tonalização

 
Cabelos grisalhos são tendência entre as mulheres; saiba como cuidá-los Reprodução/Reprodução
 

Mudar a cor dos cabelos sempre foi tendência, mas a moda agora é ter fios em tons de prata e cinza. Antes vistas como sinais da velhice, as madeixas grisalhas se tornaram um inusitado sucesso entre mulheres jovens e descoladas — muito, graças a artistas como Rihanna, Lady Gaga e Kelly Osbourne, que mostraram que os 50 tons de cinza também estão a serviço da beleza. A novidade também "libertou" as naturalmente grisalhas da necessidade de esconder os fios prateados — algo que o hairstylist Marcos Yamazato, do lab.dudamolinos, de São Paulo, sempre defendeu:

— A jovialidade não está nos cabelos, e sim na personalidade de quem os usa.

Aderir à tendência exige uma boa dose de química. Quem tem cabelo escuro precisará clareá-lo em pelo menos duas sessões — e talvez mais sejam necessárias. Donas de fios claros conseguem o visual mais facilmente, ainda mais se já houver cabelos brancos. É preciso retirar o máximo de pigmentação artificial, mas uma única sessão de reflexos é o bastante.

Adepta a variedades de cortes e tons de cabelos, a estudante de Jornalismo Franciele Kettermann, 26 anos, aderiu à tendência dos grisalhos depois de uma temporada loira.



— Um dia, estava olhando fotos no Pinterest e vi várias meninas com o cabelo branco/cinza e pensei: "Preciso!". Atorei o cabelo e platinei. Não me arrependo e não pretendo mudar a cor por um bom tempo. Tonalizo o cabelo de cinza/prata a cada 15 dias e, quando sai o tonalizante, ele volta a para o branco. Ou seja, não há como enjoar! — conta a estudante.

Níveis de sucesso podem variar

A moda dos grisalhos não é para todo mundo, alerta o cabelereiro Lucimar Casagrande, proprietário do Lucimar Casagrande Coiffeurs. Ele afirma que não são todas as madeixas que aceitam o clareamento e a tonalização necessárias, e que, dependendo do tipo de fio, às vezes, não se consegue o efeito completo do grisalho (veja abaixo).

— É um processo que requer cuidado e atenção, porque a química varia de cabelo para cabelo — completa.

O cabeleireiro Jean Willian Fernandes de Brum, que atua no Airton Cabeleireiros, afirma que existe uma grande variedade de tons para aqueles cabelos que não conseguem atingir o grisalho:

— Mulheres que têm colorações permanentes dificilmente vão conseguir atingir o cinza platinado. O cabelo vai abrir para outro tom, como o dourado ou o champanhe. Por isso, é importante adequar essa nova cor, para que os cabelos não fiquem danificados.

Jean recomenda que cuidado constante dos fios brancos. É preciso promover restaurações e hidratações nos cabelos depois da descoloração para que não fiquem danificados. Além disso, Yamazato lembra que quem tem cabelo grisalho precisará incrementar o visual no dia a dia, para evitar o ar desleixado.

— Para incrementar o visual, maquiagem e produções mais elaboradas, assim como acessórios (uma joia, uma presilha), sustentam, com sofisticação, o look grisalho — diz.

Antes de seguir a tendência, saiba que:

- Fios claros e naturais, sem química, têm mais facilidade para tonalizar e consegue a cor na primeira aplicação.
- Em cabelos castanho-claros é recomendado uma descoloração gradativa, começando o processo com mechas, para, depois, descolorir todo o cabelo. São necessárias de duas a três aplicações.
- Cabelos pretos, com química de tonalidade castanho-escura ou avermelhada, dificilmente atingem o grisalho.
- A descoloração em cabelos com química pode deixar os fios avermelhados, alaranjados ou quebradiços
- Cabelos com escova progressiva devem passar por testes antes da descoloração, pois o alisamento promove um rompimento dos fios, o que pode fazer com que o cinza fique dourado.
- Fios finos são mais fáceis de atingir o grisalho do que os fios mais grossos.
- Mechas de megahair grisalhos são opções para quem têm medo de descolorir o cabelo.
- A descoloração necessita de cuidados posteriores, pois remove a melanina e provoca uma agressão total ao fio.
- É preciso utilizar xampus e cremes especiais, como os "violetas", para hidratação, reconstrução e nutrição.
- O efeito do grisalho dura em média 20 dias. O uso de xampus cinzas ou "desamareladores" ajudam a manter a cor por mais tempo.

Para um grisalho natural bem cuidado

- Use produtos para reavivar a cor. Xampus e cremes violetas e azuis ajudam a eliminar o tom amarelado dos cabelos grisalhos.
- As máscaras de tratamento violetas ajudam a reduzir a porosidade e a eliminar o frizz, comuns nos cabelos brancos.
- Mulheres e homens devem usar produtos específicos para cada sexo, pois há variação nos xampus.
- Pelo menos uma vez por mês, faça hidratação no salão, com linhas de produtos mais concentrados.

Atenção

O xampu "desamarelador" deve ser usado com parcimônia. Coloca-se uma gota na mão para a última lavagem do cabelo. Deixe agir por 3 ou 4 minutos. A regra vale para quem quer assumir também os fios naturalmente grisalhos.

 

Brasil, 03 de Novembro de 2016 
Fonte: Reprodução
Foto: Reprodução


 

 

 

 

 

 

 

 

 Portal

Início
Notícias
Música
Esporte
Entretenimento
Canal Mulher
Contato

Espaço mulher

Início
Notícias
Moda
Receitas
Bem estar

Dicas de beleza

Contato