alt=

 

 

'Uma escrita de mãos negras, o negro não está só performando', diz Aldri sobre novo filme
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
 

Aldri Anunciação é apresentador, ator, dramaturgo, diretor, roteirista e responsável pelo texto e espetáculo teatral brasileiro “Namíbia, não!’, que inspirou o novo filme nacional Medida Provisória, com direção de Lázaro Ramos. 

 

Em entrevista ao Bahia Notícias, Aldri comentou a similaridade dentro do contexto de temas que são apresentados no filme e na peça. Discussões acerca do racismo, colorismo e relações inter-raciais são aparentes na obra, no filme e também nas mídias sociais.  Mas Aldri acredita, que mesmo presentes em outras obras, essas discussões aparentam superficialidade por uma questão: a escrita preta. 

 

“Durante muito tempo, a gente raramente teve um assunto ligado a negritude e que também é ligada a branquitude, porque o racismo existe por conta de uma fricção entre a negritude e a branquitude, escrita somente por um lado, que é o lado da branquitude”, diz. 

 

Roteirista em Medida Provisória, Aldri acredita que o filme preenche essas lacunas pela composição de quem o planejou. 

 

“Ele traz uma escrita de mãos negras. O negro não está ali somente performando. Medida Provisória tem um diretor negro, três roteiristas negros. E não estamos falando do filme ser 100% negro, porque são quatro roteiristas e um deles é branco”, explica Aldri. Também contribuíram para o roteiro do filme Lázaro Ramos, Elísio Lopes Jr. e Lusa Silvestre.

 

O autor ainda afirma que é necessário perceber a importância desses diálogos. “Esses diálogos existem porque estamos falando do racismo que é a fricção entre a negritude e a branquitude. Por que não ter um branco na sala de roteiro? Mas tem uma grande maioria de mãos pretas”, conta. 

 

Para os ansiosos com a estreia de Medida Provisória, Aldri conta que o filme entrega uma perspectiva de revelação. “Em cada cena esse filme revela algo. Não pela narrativa, mas pela provocação do pensamento. Com o racismo todo mundo perde”. 

 

“O racismo cria uma confusão de comunicação tão grande que pessoas que se amam podem se ferir. E estou falando de pretos e pretas, pretos e pretos, pretas e pretas e brancos e pretos”, diz Aldri, se referindo a relacionamentos afrocentrados e inter-raciais. 

 

Medida Provisória estreia no dia 14 de abril e, além do roteiro de Aldri Anunciação, recebe a estreia de Lázaro Ramos na direção e conta com Taís Araújo, Seu Jorge, Alfred Enoch, Emicida, Tia Má, Adriana Esteves, Renata Sorrah e diversos outros artistas no elenco. 

 

Fonte: Bahia Notícias

 alt=

 alt=

 

 alt=

 

 alt=

 alt=

 

 

 

 

 

 

 

 Portal

Início
Notícias
Música
Esporte
Entretenimento
Canal Mulher
Contato

Espaço mulher

Início
Notícias
Moda
Receitas
Bem estar

Dicas de beleza

Contato