Se você já esteve em um relacionamento sério, sabe que até os acontecimentos mais corriqueiros podem se tornar obstáculos para a felicidade a dois. Então, como manter a harmonia no amor e garantir anos de união?

 

Com informações do “UOL Viva Bem”, confira nove maneiras de manter seu relacionamento bem-sucedido. 

Tenha equilíbrio

Ao portal, a psicóloga e professora supervisora de psicoterapia de grupos, casais e famílias na Unipaulistana (Centro Universitário Paulistano) Janete Teixeira Dias recomenda que se mantenha o equilíbrio entre sexualidade, afeto e um projeto em comum entre os membros do casal

sexualidade deve unir as partes com intimidade e harmonia, enquanto o afeto “é tudo o que o amor é capaz de proporcionar em um relacionamento”, segundo a especialista: trata-se de admiração, respeito e confiança. Já o projeto em comum representa um motivo para que o casal some esforços e se desenvolva.

 

Dê atenção à outra pessoa

A recomendação do portal é que se dedique tempo para ouvir o que seu(ua) parceiro(a) tem a dizer — seja em atividades do cotidiano ou sentimentos e discussões profundas —, além de se engajar com verdade em tais conversas. “A ausência de intimidade, a inexistência de propósitos comuns, a falta de tempo, de assunto para conversar e os problemas financeiros provocam um natural distanciamento, sem contar a infidelidade”, declara Janaína Silva, autora da matéria.

Reflita e alinhe as expectativas

Para Alyne Silva Macedo, psicóloga clínica, psicanalista, membro da ANPSINEP [Articulação Nacional de Psicólogas(os) e Pesquisadoras(es) Negras(os)] em Recife (PE) e professora universitária, pessoas em um relacionamento sério devem refletir rotineiramente sobre o compromisso que estão assumindo. “Alinhar as expectativas e revisar os planos em conjunto devem fazer parte da rotina”, declara.

 

Saiba diferenciar paixão de amor

É normal que, no início de um relacionamento, um turbilhão de sentimentos desejo sexual tome conta do casal. Essas sensações podem ser amenizadas com o passar do tempo, mas isso não deve ser confundido com um “esfriamento” da relação

Não se compare

Para a terapeuta cognitivo-comportamental Fabiana Scremin, muitos casais reproduzem uma “vida perfeita” nas redes sociais. Essa atitude pode ter, como reflexo, a auto-comparação. “Só que isso tudo é irreal, o dia a dia é diferente e demanda envolvimento, empatia e muita compreensão”, declara a especialista ao UOL Viva Bem.

 

Saiba lidar com problemas

Janete defende que deve-se saber a hora certa para dialogar, sem deixar os sentimentos negativos como raiva, ciúmes e tristeza atrapalharem seu julgamento.

 Não espere as crises chegarem

De acordo com Janaína, a terapia de casal pode ser a solução para resolver aspectos da relação que precisam de diálogo. 

Dê e tenha espaço

Ainda segundo o portal, “é importante reservar momentos para suas próprias atividades e para não viver a vida do outro ou apenas a relação”. Isso significa que, mesmo que você dedique grande parte de seu tempo à relação, ela não deve ser seu único foco, e o mesmo vale para sua pessoa amada.

Conheça-se

Conhecer a si mesma é um passo importante não apenas para ter um relacionamento de sucesso, mas para todos os outros âmbitos da vida.

 

Fonte: Isto É


 

 

 

 

 

 

 

 

 Portal

Início
Notícias
Música
Esporte
Entretenimento
Canal Mulher
Contato

Espaço mulher

Início
Notícias
Moda
Receitas
Bem estar

Dicas de beleza

Contato