Faço corrida, mas não emagreço? O que está errado?
Correr pode ser uma importante estratégia para relaxar e evitar depressão

 

Além de auxiliar na perda de peso, a atividade aeróbica não turbina apenas seu corpo, como também pode funcionar como um poderoso antidepressivo. Isso acontece porque, durante a corrida, o corpo libera substâncias químicas, como a endorfina, serotonina e dopamina, por exemplo, que agem no sistema nervoso central, garantindo sensação de prazer e relaxamento.

É sabido ainda que o estresse crônico pode levar à eliminação e atrofia de neurônios, condição diretamente ligada à depressão. Por isso, a corrida, que ajuda a aliviar as tensões, pode combater o problema.

O que mostram os estudos

A explicação para o fenômeno é que a atividade física também aumenta o ritmo cardíaco e a circulação sanguínea no cérebro que passa a receber maior quantidade de estimulantes da produção de novas células.

Segundo artigo do especialista Nuno Cobra, ex-preparador físico de Ayrton Senna, a neurogênese (fabricação de novos neurônios) acontece principalmente no “hipocampo”, que é responsável por reger a aprendizagem, a memória e as emoções. Alguém que está em depressão há muito tempo tem um hipocampo consistentemente menor que pacientes não depressivos.

Estudos constataram que a neurogênese se duplicou quando ratinhos de laboratório tinham em sua gaiola uma roda onde faziam corridas de longa duração. O mais interessante é que o aumento da neurogênese provocado pelo exercício foi muito maior que o aumento causado pela última geração de medicamentos antidepressivos.

Segundo um estudo da Universidade Southwestern, no Texas, praticar corrida três vezes por semana pode ser tão eficaz quanto o uso de antidepressivos. A pesquisa mostrou que pessoas que praticaram corrida durante 30 minutos em três a cinco dias por semana tiveram, após 3 meses, redução de 47% de seus sintomas depressivos.

Para Drauzio Varella, médico e maratonista com mais de 50 anos de idade, correr não apenas é ótimo para saúde fisicamente, mas também do ponto de vista psicológico. “Sou muito agitado e ansioso, quero fazer tudo logo e, quando fico uns dias sem treinar, pioro. A corrida é um antidepressivo poderoso. O corpo libera substâncias químicas que agem no sistema nervoso central e, além do prazer, provocam aquele relaxamento típico do exercício. Você toma um banho e sai com a sensação de que é capaz de resolver qualquer problema. Dá uma autoconfiança muito grande”.


 

 

 

 

 

 

 

 

 Portal

Início
Notícias
Música
Esporte
Entretenimento
Canal Mulher
Contato

Espaço mulher

Início
Notícias
Moda
Receitas
Bem estar

Dicas de beleza

Contato