É tempo de festa e a maioria das mulheres gosta de ressaltar sua beleza utilizando maquiagem nas diversas ocasiões. Mas muitas vezes não nos atentamos sobre a importância de higienizar os acessórios que nos ajudam a ter uma “make glam”. É bom nos atentar que manter seus pinceis de maquiagem limpos é uma questão de saúde.

 

Ao nos maquiarmos, esse acessórios podem levar consigo (retirados do nosso rosto) suor, poluição, tecidos orgânicos e queratina que por sua vez podem desenvolver uma cultura de micro-organismos nos local. Nesse caso, fungos, vírus e bactérias. Ali parados eles se proliferam. Então, lavar os pinceis todas as vezes que forem usados é essencial para a saúde de sua pele. Para isso existem produtos específicos que podem ser comprados em lojas especializadas e que variam de R$ 20 a R$ 200.

A situação pode ser tão séria que as pessoas podem desenvolver enfisemas mais simples ou algo mais sério como um foliculóide no rosto que em alguns casos podem levar a mesa de cirurgia. “No caso dos foliculóides, o tratamento se dá com antibióticos ou drenagem cirúrgica”, explica a dermatologista Helena Vieira. A higienização é ainda mais urgente se seu kit de maquiagem for emprestado a alguém. “A pessoa pode ter problemas de pele que podem ser transmitidos por meio dos acessórios de maquiagem e pela própria maquiagem, como é o caso dos batons, máscaras de cílios e lápis de olhos”, explica.

Dicas importantes para prevenir doenças

- Não compartilhe sua maquiagem
- Evite usar maquiagem emprestada
- Não use maquiagem de mostruário de lojas
- Higienize os pinceis com frequência ou use descartáveis
- Ao lavar os pinceis, deixe-os secar em lugar seco e arejado
- Nunca guarde seus pinceis úmidos
- Não use secador nos pinceis


 

 

 

 

 

 

 

 

 Portal

Início
Notícias
Música
Esporte
Entretenimento
Canal Mulher
Contato

Espaço mulher

Início
Notícias
Moda
Receitas
Bem estar

Dicas de beleza

Contato